sexta-feira, 21 de maio de 2010

Carta do Sítio nº 03


Sítio do Conde, Natal
Começa 1997


Na pesquisa amadora, que fizemos aqui, sobre as doenças mais freqüentes, muitas respostas faltaram. Uma delas foi a bebida. Povoado pequeno, pouca coisa a fazer, nenhum lazer, a não ser aqueles que dependem de criatividade. A bebida cresce em importância. Temos botecos famosos: já falei da Creche dos Bêbados; outro é o Buraco Doce. E o mais novo, o Rei do Gado. Os homens, ou grande parte deles, chegando em casa bêbados, batem nas mulheres e filhos. As mulheres descontam nos filhos. As crianças brigam entre si.
Balela - é ela quem toma conta da Casa de São Francisco - já ganhou o terreno para construir sua casinha, precisa comprar o material. Com 7 filhos - os dois mais velhos apanhavam tanto do marido de Balela que tiveram de sair de casa - ela trabalha muito mas o dinheiro só dá para comer mal. O marido bebe. Quando está são (é raro), é simpático, prestativo. Mas seu estado normal é bêbado. Balela gosta dele e por isto não se separa dele. Em frente ao casebre passam vacas, bezerros e jegues famintos procurando qualquer coisa para comer. Comem lixo. È verão e a areia quente não permite o nascimento de capim.
Podemos ver, nestes personagens, os personagens do Presépio? Talvez, se deixarmos de lado nossos esquemas usuais e idealistas. São o anti-Presépio. São as pessoas que precisam de tudo. São os amados por Deus. E porque são amados por Deus, Ele quer que deixem de ser o anti-Presépio para se tornarem gente, Sua Imagem mais clara e distinta.
Como Balela e sua família, são tantas as Balelas nos países empobrecidos! Com a falência dos go-vernos em resolver os problemas sociais, podemos nós em 1997 fazer algo por estes nossos irmãos de predileção?
Nosso Natal será autêntico e 1997 será um Bom Ano se fizermos o que pudermos para mudar a situ-ação.
Desejo a vocês e a mim que entremos mais profundamente no desejo de Deus para trabalhar por seu Reino de Amor e Justiça.
O irmão de todos

Frei Fernando de Brito OP

Um comentário:

  1. Como posso entrar em contato com vc? Talvez não se lembre de mim Carminha criada com Tia Eulália!!Gostaria de saber de vcs... beijos

    ResponderExcluir